Nos alimentamos diariamente, isso é um fato. Nesse período de 24 horas que tem um dia, comemos diversas coisas e quase nunca sabemos os benefícios que cada um trás. E para aproveitar melhor esses alimentos, antes é necessário aprender como prepará-los. Esse preparo não é apenas para deixá-lo mais saboroso, mas também aproveitar o máximo dos benefícios que cada um oferece para o nosso corpo e nossa saúde como um todo. Você provavelmente adora dar uma variada no cardápio as vezes e assim procurar lugares novos para um jantar, se deliciando das comidas tradicionais de outras regiões ou até países, não é mesmo? Saiba que isso oferece grandes riscos e nós explicamos o porque.

Em algumas regiões mais afastadas, as pessoas costumam ter outros hábitos alimentícios e isso inclui comidas cruas. É claro que algumas são ótimas, como as saladas, por exemplo, mas existem outras que jamais devem ser consumidas sem um preparo digno. Com preparo digno queremos dizer que uma fritura (quase nunca indicado), cozidas, grelhadas e preparadas de alguma outra forma. Não só pelo sabor, mas certas coisas que comemos cruas podem causar muito dano e nós resolvemos listar os alimentos que você jamais deverá comer cru. Aproveite para compartilhar com seus amigos e alertá-los. Sem mais delongas, confiram com a gente.

1 – Carne de porco

A carne de porco está sempre em primeiro lugar nesse tipo de lista. Esse alimento quando consumido cru pode causar triquinose, que é uma infecção provocada por larvas de trinchinella.

2 – Batata verde

Se a batata estiver verde, é bom não comer. Quando a batata fica muito tempo exposta ao sol, ela acaba desenvolvendo uma substância química chamada solanina, que pode ser extremamente tóxica quando consumida em grande quantidade. Os efeitos são: fadiga, dores de cabeça, náuseas e problemas de estômago.

3 – Ovos

Os ovos podem conter salmonela, uma bactéria que infeta um a cada 30 mil ovos. Ou seja, se consumido cru, pode causar grandes problemas.

4 – Carne de frango

O frango é facilmente contaminado em seu trajeto até chegar aos mercados e essa contaminação pode causar intoxicação alimentar. Sugere-se cozinhar sua carne em até pelo menos 75 graus. O ideal também é não lavá-lo antes de cozinhar, pois isso pode encher a cozinha de bactérias.

5 – Mandioca

A mandioca contém cianeto. A maior parte dessa toxina se encontra em suas folhas e acaba agindo como um mecanismo de defesa para não ser comida por insetos. Parte disso pode chegar as raízes, que é o que comemos. Cozinhar ou fritar a mandioca faz perder o risco de contaminação.

6 – Feijão vermelho

Muitas pessoas acreditam que o ruibarbo é tóxico quando consumido cru, mas somente suas folhas são contaminadas. Nelas podemos encontrar um alto nível de ácido oxálico capazes de causar sérios danos aos rins, levando a morte em alguns casos.